quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vereadores realizam reunião da Comissão Representativa



Com a presença de, no mínimo, um vereador de cada partido com bancada, a Câmara de Vereadores realizou na manhã desta terça-feira (19) a reunião da Comissão Representativa do mês de fevereiro, coordenada pelo presidente Marcelo Zappe Bisogno. Participaram da reunião: Dr. Deili (PTB), Maria de Lourdes Castro (PMDB), Marta Zanella (PMDB), Sandra Rebelato (PP), Coronel Vargas (PSDB), Daniel Diniz (PT), João Kaus (PMDB), Jorge Trindade (PT), Luciano Guerra (PT), Marion Mortari (PSD), Ovídio Mayer (PTB), Dr Tavores (DEM), Werner Rempel (PPL).
Comissão Especial para aperfeiçoamento de legislação
Os vereadores aprovaram requerimento da Mesa Diretora solicitando formação de Comissão Especial para aperfeiçoamento da legislação vigente, no que se refere aos fatos decorrentes da tragédia envolvendo a Boate Kiss. Os integrantes da Comissão serão indicados na primeira sessão ordinária, no dia 26 de fevereiro.
Requerimentos aprovados:
- do vereador Dr. Tavores, solicitando envio de moção de congratulações à professora Eva Borba pela nomeação para gestão e direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Rejane Garcia Gervini;
- do vereador Dr. Tavores, solicitando envio de moção de congratulações à professora Geisel Freire dos Santos pela nomeação para gestão e direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado;
- vereador Dr. Tavores, solicitando envio de moção de congratulações ao Tenente Coronel André de Souza Monteiro pela posse como Chefe do Estado Maior em Santa Maria;
- requerimento do vereador Dr. Tavores,
- requerimento do vereador Admar Pozzobom.
- requerimento da vereadora Marta Zanella,
- requerimento da vereadora Deili Silva,
- requerimento, do vereador Coronel Vargas, solicitando inserção nos Anais do Legislativo do artigo “De gaúcho para gaúcho”, publicado no jornal Diário de Santa Maria, edição 19/20 de fevereiro.
- requerimento, da vereadora Marta Zanella, solicitando inserção nos Anais do Legislativo
- requerimento, da vereadora Marta Zanella, solicitando inserção nos Anais dos Legislativo
Resumo dos pronunciamentos
Werner Rempel (PPL) declarou considerar imprescindível tecer considerações iniciais a respeito da tragédia ocorrida em Santa Maria no dia 27 de janeiro. “Eu acredito que esse fato ocorrido aqui demonstrou de forma cristalina a maneira como o povo de Santa Maria se comportou quando gemeu sobre o peso de uma grande dor. Foi a resposta de um povo maduro”, observou, acrescentando que a população da cidade, quando preciso, se une e dá resposta. Werner Rempel afirmou que é preciso desfazer algumas impressões da mídia nacional em relação a resposta de Santa Maria à tragédia. “Eu quero afirmar que quem resolveu o problema de Santa Maria foram as pessoas que trabalham em aqui, não desconhecendo todo esforço da nacionalidade e do Estado do Rio Grande do Sul. Na verdade, acredito que Santa Maria tem, do ponto de vista da saúde, grande número de profissionais que demonstram sua maturidade”, ponderou. Elogiou a qualidade dos profissionais socorristas do SAMU e do SOS Unimed, destacando que a cidade, ao longo do tempo, desenvolveu profissionais da área de saúde que foram fundamentais para conter a crise. “A reação de Santa Maria, nessa área especificamente, foi imprescindível para que o número de vítimas não superasse 239”.
Elogiou organização do BOE para preparar o CDM, facilitando identificação dos corpos e a Base Aérea no transporte de pacientes para hospitais de Porto Alegre. Citou exemplos de solidariedade de pessoas de Santa Maria, com auxílio de outros vindos de fora.
Coronel Vargas (PSDB) na mesma linha de manifestação do vereador Werner Rempel, o vereador afirmou que a solidariedade se tornou característica fundamental da cidade de Santa Maria. “A Base Aérea realizou 92 vôos desde o dia da tragédia e como a imprensa nacional se atreve a dizer que nós, da nossa terra, não fizemos nada?”, questionou. Registrou que o Exército colocou o contingente à disposição e a Brigada Militar, através do gabinete de gerenciamento de crise, facilitou a identificação das vítimas e o atendimento às famílias. “Em oito horas pós-tragédia todos os corpos foram identificados”, afirmou. Coronel Vargas destacou que, a partir do ocorrido, todos os vereadores estão atuando para responsabilizar se houver necessidade.
Marta Zanella (PMDB) reiterou os pronunciamentos dos vereadores Werner Rempel e Coronel Vargas. Fez a leitura de um texto redigido por um jovem paranaense que remete a ideia de luta e de reconstrução após a tragédia de 27 de janeiro.
Sandra Rebelato (PP) afirmou que falar em 27 de janeiro remete à dor imensa, mas declarou que Santa Maria deu lição de grande união e solidariedade. A vereadora fez referencia à frase da presidente Dilma Roussef – “Estamos todos juntos. Necessariamente teremos que superar”. Também destacou o trabalho da vereadora Dra. Deili, médica, que atuou nos atendimentos nos hospitais. A vereadores também fez menção a Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema deste ano é “Fraternidade e Juventude”.
Ovídio Mayer (PTB) destacou o heroísmo dos que salvaram vidas e acabaram falecendo. O vereador relatou que, ao saber da tragédia, se deslocou ao Hospital de Caridade, encontrando profissionais da área de saúde com a situação sob controle. Posteriormente, percorreu outras unidades e também constatou que os pacientes já estavam sendo atendidos. “O atendimento era padrão e muito bem feito. Todos que se envolveram mostraram competência bastante clara”, afirmou. Menciona que, apesar de não ter perdido nenhum familiar, toda a situação o deixou inconsolável.

0 comentários:

Postar um comentário