domingo, 7 de abril de 2013

Dia Mundial da Saúde



O Dia Mundial da Saúde

Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde, com o objetivo de manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo e também para alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. Neste ano de 2013, o Ministério da Saúde adotou como tema “Viver com saúde é uma grande vitória”, com enfoque principal na prevenção à hipertensão arterial, além do incentivo à prática de atividades físicas e alimentação saudável.

Brasília – No Dia Mundial da Saúde, lembrado hoje (7), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a importância do controle da pressão arterial. De acordo com o órgão, a chamada hipertensão (pressão alta) constitui um problema de saúde pública, já que contribui para a maioria dos casos de doença cardiovascular, derrame, falência dos rins, invalidez e morte prematura.
Dados da organização indicam que mais de uma em cada três pessoas têm pressão alta. Em 2008, 40% dos adultos no mundo com 25 anos ou mais sofriam de hipertensão. No mesmo ano, 17,3 milhões de pessoas morreram apenas em razão de doenças cardiovasculares. Cerca de 80% dos óbitos provocados por doenças não-transmissíveis são registrados em países de baixa e média renda.
“Muitas pessoas não sabem que têm pressão alta porque a hipertensão nem sempre apresenta sintomas. Como resultado, ela contribui para mais de 9 milhões de mortes registradas todos os anos, incluindo metade dos óbitos provocados por doenças cardiovasculares e derrames.”
A OMS lembrou que a hipertensão é um quadro prevenível e tratável e cobrou a união de esforços de governos, profissionais de saúde, sociedade civil e setor privado, para reduzir o impacto do problema no mundo.
A orientação é que a população combata o risco de desenvolver pressão alta por meio de ações como reduzir a ingestão de sal; comer de forma balanceada; evitar o consumo nocivo do álcool; praticar atividade física; e evitar o fumo.
Paula Laboissière
Em Santa Maria a caminhada de conscientização foi promovida pela Prefeitura da cidade, por meio do Gabinete do Prefeito e da Secretaria de Município da Saúde, com o apoio das secretarias da Juventude, Esporte, Lazer, Idoso e Criança e de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, além da Câmara Municipal de Vereadores.
A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população para a construção de hábitos saudáveis no cotidiano. De acordo com a secretária de Município da Saúde, Anny Desconzi, atividades como estas podem ser simples e devem ser incentivadas todos os dias. “Devemos investir em caminhadas, para investir na saúde, no futuro e em uma velhice melhor. Ao andar de transporte público, por exemplo, dá para descer uma quadra antes, caminhar, e se exercitar um pouquinho”, sugere Anny.
Acad. Jorn. Pâmela Rubin Matge
Foto: João Alves

0 comentários:

Postar um comentário