Plano Diretor de Saneamento finaliza fase de levantamento de dados e diagnósticos
Além do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, serviço contratado pela Prefeitura com o objetivo de planejar o futuro do trânsito, transporte público e privado, além do sistema viário da cidade, outro plano vem sendo desenvolvido a fim de colocar Santa Maria dentro daquilo que pode se chamar de um conceito de cidade sustentável: o Plano Diretor de Saneamento Ambiental (PDSA).
Sob a responsabilidade do consórcio espanhol AgBar/Quiron, com financiamento junto ao Banco Mundial (Bird) no valor de R$ 937 mil, o PDSA será um dos norteadores das políticas públicas do Município no que se refere a saneamento básico, englobando segmentos de água; esgotos; drenagem urbana; resíduos sólidos e limpeza urbana. Hoje, 52% da cidade possui esgoto cloacal. A meta do Plano é de completar os 48% restantes até o ano de 2020.
O Plano se encontra em fase de finalização da etapa de pesquisa e diagnóstico, realizado através do levantamento de dados junto ao departamento de água e esgoto da Corsan; de plantas e mapas da drenagem pluvial da Prefeitura, na cidade; e de pesquisas do Departamento de Hidrologia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); empresas concessionárias do serviço de recolhimento de resíduos; além da Superintendência de Vigilância Sanitária, com relação a resíduos hospitalares.
“Em cima desses dados, eles traçaram um diagnóstico da situação para estabelecer as comparações com aquilo que seria considerado o ideal e encontrar os gargalos. Esse diagnóstico servirá de base para a próxima fase do Plano que consiste na elaboração de proposições que nos serão apresentadas para que possamos fazer uma espécie de filtragem e então, em conjunto com o consórcio, elaborarmos o esboço do texto final”, explica o fiscal do serviço, Francisco Severo.
A partir daí se chega à fase da realização de audiências públicas, onde serão apresentados os diagnósticos e proposições e a comunidade poderá também participar explicitando suas demandas e sugestões, para aí sim o Plano Diretor de Saneamento Ambiental tomar formas finais para a aprovação no legislativo. O prazo para a finalização do PDSA é até o mês de junho, respeitando os dez meses para sua realização.
Outras informações:
- O PDSA pretende levar saneamento aos 48% da cidade que não possui esgoto cloacal até o ano de 2020
- O Plano prevê intervenções tanto na zona urbana quanto na zona rural de Santa Maria, e já diagnosticou a falta de água potável, recolhimento de lixo e esgoto cloacal nos distritos como uma das principais demandas do Município
- De maneira indireta o Plano acabará por solucionar o problema da poluição de arroios na cidade, tendo em vista que com a ligação de todas as residências na rede de esgoto, as sangas passarão a se despoluir gradativamente
Texto: Guilherme Bicca
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