segunda-feira, 15 de abril de 2013

Combate e prevenção do mosquito da dengue


A Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Saúde, está intensificando a varredura em residências e demais estabelecimento de todas as regiões da cidade orientando moradores e comerciantes sobre os cuidados necessários para evitar a presença do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. São 20 agentes de combate à dengue da Prefeitura, devidamente identificados, divididos em grupos de três, verificando as condições dos ambientes e informando a população sobre os procedimentos simples, mas importantes e que devem ser observados, principalmente no acúmulo de água parada.
Desde a semana passada as ações se intensificaram no Bairro Nossa Senhora de Lordes e nesta segunda-feira (15) chegaram ao Bairro Medianeira. Na última terça-feira (9), os agentes de combate à dengue, em procedimento de rotina, capturaram em uma armadilha situada às margens da BR 287, um mosquito transmissor da dengue. A confirmação de que se tratava do aedes aegypti veio do Laboratório Central do Estado (Lacen), no sábado (13).
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michels, o mosquito não estava contaminado com o vírus da Dengue. Para que uma pessoa seja contaminada é preciso que o mosquito transmissor da doença pique alguém que já contraiu o vírus. “Não existe o vírus circulando. Por isso, queremos tranquilizar a população de que todos os cuidados estão sendo tomados, mas que cada um deve colaborar”, disse Selena. Segundo ela, todos os imóveis de Santa Maria receberão a visita e a orientação dos agentes de combate à dengue nas próximas semanas.
A secretária de Município da Saúde, Anny Desconzi, Lembra que a preocupação com a prevenção da dengue sempre esteve presente no dia-a-dia da Prefeitura, seja através do trabalho diário realizado pelos agentes, que é reconhecido e serve de modelo para outros municípios do Rio Grande do Sul; por iniciativas desenvolvidas junto às escolas da rede Municipal de Ensino; e por campanhas institucionais, como a desenvolvida em 2011/2012, quando a Prefeitura, com auxílio dos veículos de comunicação social promoveu a grande divulgação sobre os cuidados que os santa-mariense devem ter, principalmente nas épocas mais quentes do ano, para se evitar a presença do Aedes Aegypti.
“Estamos pedindo a colaboração de todos para que redobrem a atenção e recebam os nossos agentes de combate à dengue, que estarão devidamente identificados prestando os esclarecimentos e verificando as condições das residências, orientando as pessoas da melhor maneira possível”, disse a secretária de Município da Saúde. Ela lembra que a equipe de agentes de combate à dengue em Santa Maria já trabalha há cerca de quinze anos. “Contamos com uma equipe de técnicos qualificada e que está atuante”, concluiu a secretária Desconzy.
Confira, abaixo, os procedimentos, recomendações. Saiba mais sobre a dengue
O combate ao mosquito transmissor
O surgimento de larvas é sinal de alerta para que a população adote cada vez mais medidas visando combater a presença do mosquito transmissor do vírus. A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte. A prefeitura orienta, desde já, a importância dos cidadãos adotarem alguns hábitos que ajudam a prevenir a presença do vetor.
Prefeitura está atenta
O combate à dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda a população. O mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias, como água parada limpa ou pouco poluída. A conscientização da população e a tomada de medidas preventivas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença no Brasil. Em Santa Maria, os agentes de Saúde Pública e Vigilância Ambiental trabalham incessantemente na luta contra o mosquito. Entre as principias ações, estão o monitoramento de larvas, com armadilhas colocadas em locais estratégicos, como as entradas e saídas da cidade e a estação rodoviária. Quando é detectado o caso, os agentes fazem o tratamento (Pesquisa Vetorial Especial) em um raio de 300 metros no entorno da residência onde houve a suspeita de Dengue.
Monitoramento
A Prefeitura realiza o monitoramento de pontos estratégicos considerados propícios ao desenvolvimento da larva, como cemitérios, borracharias e sucatas. Esses locais, que acumulam água, são inspecionados de 15 em 15 dias. Já a inspeção às armadilhas é realizada uma vez por semana. Nas visitas domiciliares, que são intensificadas nos meses de verão, considerado período de risco, os agentes buscam o apoio da comunidade, no sentido de adotar práticas simples de eliminação dos criadouros existentes dentro do próprio domicílio. Portanto, é muito importante que a população identifique os agentes pelo uniforme e crachá e os recebam em suas residências.
O Histórico da Doença
O Aedes aegypti é originário da África, onde existem as formas silvestres e domésticas e foram trazidas do velho para o novo mundo nos barris de água dos navios, durante o período inicial das explorações e colonizações européias, permanecendo onde as alterações antrópicas propiciem a proliferação. Sua importância para a saúde pública se deve ao fato de ser o vetor da doença Dengue e febre amarela aos humanos, os primeiros casos registrados na história surgiram no inicio do século passado.
O Quê é Dengue?
Virose que se espalha rapidamente e é transmitida ao homem pelo mosquito Aedes aegypti.
Existe Vacina? Quantas Vezes se Pode Ter Dengue?
Não existe vacina. Existem 4 tipos de vírus (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4), pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, 4 vezes. Cada tipo confere imunidade.
Como é o Mosquito da Dengue?
O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.
Como se dá a infecção?
O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da Dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.
Como a dengue clássica se manifesta?
99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto.
60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos.
50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital).
50% têm prostação, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos.
25% têm manchas vermelhas no tórax e braços.
Importante!
A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios!
Diante a mínima suspeita de Dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Consulte um médico. Beba bastante água.
O que cada um pode fazer para evitar o mosquito?
Não acumular lixo, ou seja, materiais em desuso que retenham água parada como pneus, garrafas, copos, latas;
Tapar a caixa d`água, poços, latões e filtros;
Lavar os pratinhos de folhagens, escovando as bordas para eliminar os ovos do inseto, e não acumular água, podendo colocar areia;
Tratar as piscinas.
Foto: Carlos Nunes/Assessoria de Imprensa
Fabrício Minussi
Superintendente de Comunicação
Secretaria de Relações de Governo e Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
www.santamaria.rs.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário