segunda-feira, 15 de abril de 2013

Iniciou hoje a Campanha da Vacinação


A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, informa que iniciou na manhã desta segunda (15) a Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza A e Sazonal), na zona urbana e rural do município. A campanha se estende até o dia 26, sendo que no próximo sábado (20) será realizado o Dia D, quando a imunização será intensificada. Nesta data, todas as unidades de saúde estarão funcionando, das 8h às 20h. Também estará disponível a unidade móvel, no Calçadão Salvador Isaia, e mais um ponto volante no Shopping Monet.

A responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura, enfermeira Ana Motta, atesta que a procura foi bem significativa em todos os locais de vacinação. Segundo a enfermeira, um dos postos que teve bastante movimento foi o José Erasmo Crossetti, localizado na Rua Floriano Peixoto. Ana reforça o alerta para que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários (ver abaixo) não deixem para se vacinar na última hora. “Aproveitem para se imunizar enquanto o frio ainda não está tão intenso”, recomenda a enfermeira.

O município segue trabalhando com os mesmos grupos do ano passado: gestantes, idosos, indígenas, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a menores de dois anos e, além disso, também foi contemplado o grupo de mulheres até 45 dias após o parto. (confira relação completa abaixo)

Outra diferença, explica Ana Motta, é que este ano os pacientes com doenças crônicas, que tinham indicação para a vacina após o término da campanha, estão sendo atendidos desde o primeiro dia, desde que apresentem uma requisição especificando o tipo de doença. “Caso se encaixam na listagem das doenças crônicas, eles poderão receber a vacina”, afirma Ana. Da mesma forma está sendo tratado o caso dos sobreviventes do incêndio da Boate Kiss. Estas pessoas também precisam de uma avaliação médica para constatar se eles podem receber a vacina.

A campanha, que vai até o dia 26 deste mês, tem por objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. A meta de vacinados a ser atingida em Santa Maria é de mais de 43 mil pessoas . Cabe à Coordenadoria Regional de Saúde garantir o quantitativo necessário, ficando a Prefeitura responsável pela aplicação das vacinas.

Confira mais informações

A meta é atingir 80% da população em cada grupo prioritário
Crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade
Gestantes independente da idade gestacional
Puerpéras até 45 dias após o parto.
Pessoas com 60 anos de idade e mais
Indígenas
Trabalhadores de Saúde
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de influenza
População privada de liberdade
As pessoas portadoras de doenças crônicas contempladas na campanha deverão apresentar prescrição médica e/ou receita atualizada comprovando a comorbidade,conforme lista abaixo:

Categoria de risco clínico - Indicações:

Doença respiratória crônica (asma) em uso de corticóides inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave)
DPOC
Bronquioectasia
Fibrose Cística
Doenças Intersticiais do pulmão
Displasia broncopulmonar
Hipertensão arterial Pulmonar
Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade
Doença cardíaca crônica Doença cardíaca congênita
Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade
Doença cardíaca isquêmica
Insuficiência cardíaca
Doença renal crônica Doença renal moderada e grave (estágios 3,4 e 5 ou TFG < 60ml/mim)
Síndrome nefrótica
Paciente em diálise
Doença hepática crônica Atresia biliar
Hepatites crônicas
Cirros
Doença neurológica crônica (condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica)
Deve-se considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares
Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular
Deficiência neurológica grave
Diabetes Diabetes Mellitus em uso de medicamentos
Imunossupressão Imunodeficiência congênita ou adquirida
Imunossupressão por doenças ou medicamentos
HIV/AIDS
Obesos Obesidade Grau III ou obesidade mórbida (IMC ≥ 40)
Transplantados órgãos sólidos e medula óssea
Texto: Jorn. Vera Jacques/ Fabrício Minussi

0 comentários:

Postar um comentário