sábado, 1 de junho de 2013

Saúde: coordenadores se reúnem pela qualificação do atendimento de urgência e emergência em SM

Os representantes das principais unidades de urgência e emergência da rede municipal de saúde reuniram-se na manhã dessa quarta-feira (29), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em pauta, diversos temas referentes à regulação, ordenação e padronização do atendimento de natureza emergencial na cidade. Participaram da reunião a coordenadora do P.A do Patronato, Cleci Maria Cardoso, coordenadora do P.A Ruben Noal, da Tancredo Neves, Cedalira Fracari, do responsável técnico da UPA, Wagner C. Pereira, além de Adriana Krum, representando a Secretaria de Município de Saúde (SMS).
Dentre os principais assuntos abordados está a revisão e reestruturação do Plano Municipal de Urgência e Emergência, que entre outros aspectos prevê o planejamento da cobertura de atendimento, e também classificação, nos eventos da cidade. O encontro ainda abrigou um debate sobre a classificação de risco e também as grades de referência, ou seja, protocolos clínicos de enfermagem, em situações de urgência e emergência, na rede.
Para Adriana Krum, por décadas os diferentes setores da saúde de Santa Maria falaram línguas diferentes, o que dificulta os encaminhamentos e deixa todos os processos mais lentos. “Santa Maria tem grandes equipes. Um sistema de saúde extremamente eficaz e competente. Precisamos fazer com que essas equipes dialoguem de maneira efetiva e ordenada. Esse trabalho começa agora e o Plano terá um papel importante nesse processo”, explica Adriana.
Como desdobramento desse encontro, a SMS realiza na primeira quinzena do mês de julho uma reunião com os representantes de todos os serviços de urgência e emergência da cidade, seja público ou privado, abrangendo Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, SAMU e ambulâncias particulares, Defesa Civil, Vigilância em Saúde e outros órgãos de segurança. Na última quarta-feira (22) uma reunião semelhante aconteceu reunindo representantes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Texto: Guilherme Bicca
Foto: João Alves


0 comentários:

Postar um comentário