sábado, 1 de junho de 2013

Sessão Plenária Ordinária, 28 de maio de 2013.

Câmara recebe projeto do Plano Plurianual

No início da sessão ordinária, o presidente da Câmara, vereador Marcelo Zappe Bisogno, informou que o Legislativo recebeu, no final da tarde de segunda-feira (27), projeto de lei 7913, do Executivo, que institui Plano Plurianual referente ao período de 2014 a 2017. Na justificativa, o Executivo destaca que a proposta apresenta dois grupos de programas: Programas Temáticos (expressam a agenda de governo por meio de políticas públicas) e Programas de Gestão e Manutenção (reúnem conjuntos de ações destinadas ao apoio, à gestão e à manutenção da atividade governamental). A partir de agora, o projeto de lei passa por análise da Procuradoria Jurídica e Comissões Técnicas da Câmara.

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Volmar Pedrozo de Arruda, presidente da Associação dos Taxistas de Santa Maria (ATASM), que solicitou aos vereadores apoio para impedir o serviço de carros clandestinos – chamado de táxi executivo – em razão de ser uma profissão não regulamentada e, muitas vezes, exercida por pessoas sem carteiras de habilitação necessária. Registrou que os 155 sócios da ATASM são qualificados para exercer a função de taxista. “Busco apoio para terminar com serviço clandestino que existe em Santa Maria”, enfatizou. Arruda. 

Arruda destacou a necessidade de novas permissões de táxis em Santa Maria, informando que o número atual – cerca de 200 placas – é insuficiente para atender 300 mil habitantes. Pela legislação municipal, está faltando mais de 100 táxis para atender à demanda da população.

As galerias do plenário estavam lotadas por taxistas, que exibiam cartazes em defesa de número maior de taxistas e com críticas ao serviço clandestino. O presidente da Câmara, vereador Marcelo Bisogno, destacou apoio do Legislativo à reivindicação da Associação, ressaltando que em alguns bairros faltam táxis para atender à população. 


Resumo Dr. Ovidio

Ovidio Mayer (PTB) classificou como urgente o Executivo enviar à Câmara projeto de lei regulamentando atividade do serviço de táxi em Santa Maria. “Se queremos população bem atendida pelo táxi temos que atender à classe dos taxistas. Isso é urgente e indispensável”, comentou. Registrou que, na semana passada, participou de audiência pública no DNIT para agilizar a construção do trecho da BR 392 – Santa Maria/Santo Ângelo. Afirmou que a estrada é fundamental para Santa Maria porque irá contemplar o distrito de Santa Flora. O vereador relatou que se reuniu com o deputado federal Osmar Terra para tratar do Hospital Regional de Santa Maria, o qual relatou que a instituição deve ser administrada por instituição privada. Junto ao Hospital, haverá unidade de reabilitação aos moldes do Hospital da Rede Sarah. 


Texto: Clarissa Lovatto Barros e Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty

0 comentários:

Postar um comentário